Artigos e Publicações


Governador São Paulo e Senador da República

 Portal do Governo do Estado de São Paulo - Ter, 26/09/06 - 12h31

Lembo participa da abertura de Simpósio do INAMA - Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem

Governador de São Paulo assistiu à palestra do senador Marco Maciel sobre a Lei de Arbitragem

O governador, Estado de S. Paulo, Dr. Cláudio Lembo participou na manhã dessa terça-feira, 26/09, no Itaú Cultural, da abertura do Simpósio Nacional que marca os dez anos da Lei de Arbitragem e os quinze anos do INAMA - Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem.

Na ocasião, Lembo assistiu à palestra proferida pelo senador da República, Marco Maciel, autor da Lei de Arbitragem, conhecida como a ‘Lei Marco Maciel’. Para o governador, a lei vem atualizar o Brasil.

“Marco Maciel não só tornou o país contemporâneo, trazendo a arbitragem privada nos assuntos conflituosos na área particular, mas ele também foi até os fios da história, na Colônia, e foi buscar um instituto que estava presente na história do Brasil”.  O governador ainda lembrou que a Lei da Arbitragem foi muito utilizada no Brasil durante o Império, “particularmente nos assuntos familiares”, destacou.

Lembo ressaltou a diferença da Arbitragem antigamente. “A Igreja Católica, por meio do pároco, era sempre o Árbitro nas questões”.

Durante a palestra, o senador Marco Maciel falou da alegria em comemorar os dez anos da Lei da Arbitragem. “Conseguimos avançar bastante nestes dez anos. A lei já está enraizada na sociedade brasileira, já existe uma cultura da Lei da Arbitragem”.

Para o senador, é preciso avançar na interpretação e, principalmente, na aplicabilidade da lei. “Ainda há muito o que fazer.  Precisamos disseminar os objetivos da lei. É necessário um maior estímulo à análise da lei nas faculdades de Direito, por exemplo, para que haja uma maior consciência da lei em todo o país”.

O governador Cláudio Lembo foi homenageado no evento. Ele recebeu do senador Marco Maciel, um troféu que marca os 15 anos do INAMA e os 10 anos da Lei da Arbitragem. A seguir  o Senador Maciel também foi homenageado pela Diretoria do INAMA, recebendo troféu, com o seu nome das mãos do Diretor do Banco Itaú, sob aplauso do publico presente.

Entre os presentes na ocasião, estavam o senador Romeu Tuma, o ministro do STF e das Relações Exteriores, Francisco Rezek, o diretor-executivo do Banco Itaú, Fernando Tadeu Perez, o diretor do INAMA / S. Paulo, Norberto Legrazie e o diretor presidente do INAMA/BR, Edmir F. Garcez.

INAMA

O INAMA - Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem treina profissionais que desejam atuar como Mediadores ou Árbitros na área Trabalhista, Comércio Internacional, Comercial e os coloca à disposição da sociedade, como alternativa ao Poder Judiciário.

O INAMA é uma entidade independente, pluralista, que guarda em seu ideário, filosofia e princípios, o culto à seriedade, à ética, honestidade, competência, neutralidade, imparcialidade e zela pela observância ao Código de Ética, por todos os seus Membros e candidatos a mediadores/árbitros inscritos em sua Câmara de Mediação e Arbitragem.

Lei da Arbitragem (Marco Maciel)

Lei que instituiu a utilização da Mediação e Arbitragem no Brasil. É o instrumento legal apropriado para a  efetiva implementação  do Juízo  Arbitral.   
Esta  lei,  também  chamada
,  Lei  Marco  Maciel,  dá  às sentenças  arbitrais  a  mesma  força e eficácia das  Sentenças  Estatais e diz que  os Árbitros são juízes de fato e de direito. 
A sua principal característica é a estipulação de  um  prazo  máximo  de seis meses para a  solução  dos  conflitos.